segunda-feira, novembro 07, 2005

verdade

Verdade
Que palavra é essa
Verdade verdadeira
Secreta e derradeira
Que palavra essa
Que palavra será

Verdade
Que palavra essa
Que palavra será
Palavra que é grito
Grito aflito
Que palavra é essa
Que sonhos dará

Verdade
Que palavra essa
Que palavra será
Sonho que é sonho
Sonho derradeiro
Sonhar-te
Sonhar-te... sonho verdadeiro

Verdade
Que palavra é essa
Palavra voz
Voz que é povo
Povo de nós
Sangue nosso
Alma nossa
Soro nosso

Verdade
Palavra vera, vero
Vera, primavera
Primavera nossa
Flores de abril
Sair do covil
Sai do covil

Verdade
Que palavra essa
Palavra gritada
Sussurro sem tempo
nem grito
voz do povo,
povo nosso
sorriso teu
alento nosso

Verdade....
que palavra essa
que palavra será...
murmúrio que ecoa
além das ondas
ante e além do sonho
grito que é grito
sonho que é sonho
canto nosso
canto do meu canto
canto que te canto

Verdade...
que palavra é essa
que palavra será???
Sopro aflito
Grito aflito
Andorinha que voa
sem grilhetas
vento norte
gaivota sem marés

verdade
que palavra é essa???
Que palavra será...
Sopro do momento
Longe do descontentamento
Voz do povo
Povo nosso
Grito teu
Sonho teu
Sonhar ...ser teu

Verdade
que palavra é essa
Que palavra será???
..... liberdade
verdade....
Saudade...
Amor...
Sinceridade...
Amor...
Eternidade...
Que palavra é essa???
Que palavra será???




ps: este poema surgiu num convite que alguém amigo me fez para escrever um poema em torno da palavra "verdade".
achei importante dizer isto, não só porque por isso o poema também lhe pertence, mas acima de tudo porque vos queria deixar um desafio......
enviem-me juntamente com os vossos possiveis comentários uma palavrasobre a qual gostariam que escrevesse um poema... prometo tentar satisfazer-vos...
abraço forte.
pedro

6 comentários:

Anónimo disse...

A verdade não existe :) é sempre uma falácia, basta mudares o aqui e o agora...

Um poema sobre a palavra Pedro parecia-me bem ;) *

passa de vez em quando no meu:

coizasminhas.blogs.sapo.pt

bjokas***

sabine disse...

Não vou pedir para escreveres nenhum poema sobre nenhuma palavra. Sê livre, não tentes fazer poesia por "encomenda".

milhafre disse...

sabine

não se trata de poesia por encomenda,trata-se de aceitar ou não um desafio. apetece-me forçar-me a escrever entendes? sou livre e aliás a liberdade não está em causa.
continua a passar aqui

milhafre disse...

mauysita

hum grande desafio....
só podia vir de ti...
vai ser um esforço de auto-reflexão grande, talvez o maior que fiz na senda da escrita.
prometo faze-lo ainda esta semana.
quanto ao teu comentário quero dizer-te que concordo com a tua redefinição do conceito de verdade .para mim a única verdade é o facto de nos partilharmos eirmos ficando docemente presos uns aos outros.
irei concerteza ao teu blog.
beijo

Anónimo disse...

Acho que tiveste uma boa "definiçao" do que é a palavra verdade, mas é dificil conseguir defini-la, usamo-la em tantos contextos, em tantos momentos...

Pedro...eu ontem tb pedi a um amigo meu que me dixexe uma palavra pois tava com saudades de escrever...a palavra que ele me disse provocou-me algumas dúvidas...e queria-te fazer um desafio...ambos escrevermos sobre a mesma palavra e depois mostrarmos um ao outro, q dizes?=) mas atenção eu farei em prosa;) fico a espera da tua resposta...
ja agora a palavra é..."infinito"

beijos *

milhafre disse...

inês aceito o desafio,em prosa ou em poema, por onde me levar a inspiração