segunda-feira, novembro 21, 2005

gaivota..

porque o blog da carla me fez pensar num poema que escrevi há uns tempos.

Na esperança de que sejamos todos gaivotas, areia, céu e mar.
boa semana.
começo a sentir o turpor da idade...



Gaivota...

Se fosses gaivota branca...
voando no azul celeste,
bailarias no espaço...
inócuo da existência
serias livre , solta a musa
a verdadeira reencarnação da luz
dessa luz solar profunda
que se reflectiria sob as tuas asas
levando-te a bailar ...
como se de repente...
abraçasses o infinito
num gesto imenso e suave
... tão suave
como se seduzisses ,
como se iluminasses
se tu fosses realmente...
gaivota branca
meus sonhos seriam o céu ...
em que habitavas
meu corpo ...os minúsculos ...
graus de areia em que tocarias
ao de leve quando poisas
meu rosto seria o mar imenso ...
em que mergulharias teu corpo ...
puro rectilíneo...
dessa forma tão subtil ...
como quem beija...
como se te entregasses á imensidão ...
das minhas aguas ...
feitas de mãos entrelaçadas
em gestos feitos de alma e dor...
como se te envolvesses
pela salinidade amarga dos meus olhos
que embalam lagrimas
mas se tu fosses realmente a gaivota
branca
serias livre eterna ,
uma verdadeira deusa
circe e rainha dos céus...
na sua plenitude
dominarias um espaço sem limites
sentada num trono feito de raios de sol
coberta de um manto de penas .
Mas será que serias a minha luz ?
será que ??? não !.. não sou mar ,
não sou céu, nem vento
para se ser mar ,céu ,e vento
é preciso ser forte, é preciso arriscar
eu sou parado, quedo, dissimulado
gosto de estar encoberto ...
no seio da minha carapaça
talhada de recordações
feitas do passado ,desse passado
que me leva a recuar sempre ...
sabes as vezes quero ser gaivota...
quero partilhar os céus contigo
as vezes quero largar tudo
e bailar no infinito a teu lado
simplesmente a teu lado ...
mas não posso ,
não tenho asas, nem sonhos
sou um mísero terrestre
só e triste , alguém que ao entardecer
quando te vê na praia
com essas tuas penas brancas
cobertas pelo manto doirado
do pôr-do-sol
se limita a despir a sua carapaça
oculta , recondida, oclusa
em toda a sua pequenez
e se deixa sonhar,
sonhar ...
voar contigo

8 comentários:

Inês Silva disse...

ag e me impossivel ler o poema e comentá-lo..desculpa=(
queria so dizer-te que tenho um novo texto no meu blog=)
fico ah espera da tua visita..

beijos*

Inês

Inês Silva disse...

Não consigo descrever que achei do poema...quantas vezes não sonhei eu ser uma gaivota...branca,preta...uma simples gaivota...!=)
Adorei...continua=)

beijus*

Anónimo disse...

Pedrão com que então gostavas de ser uma gaivota?! Às vezes dava jeito dava... És um poeta nato... Então amanha ficas mais velho, é a vida!E sabado lá estaremos para festejar esta data tão importante para ti. Continua é sempre com esse ar jovem que tens, e nunca percas a criança que existe dentro de ti, que tanto nos diverte! Fica bem

sabine disse...

Ficar mais velho calha a todos! :) :(

milhafre disse...

Inês

voar é das maiores ambições humanas, pena é que só alguns sonhem ser aves.
voa livre.

Bruno

obrigado pela tua visita e por mais esta manifestação de amizade.
sinto-me orgulhoso pelo facto de poder chamar amigo a alguem como tu.
pois é estou mais velho...
e fiquei-o de um dia para o outro:)
com amigos como tu vai ser facil manter acesa a luz da criança que ainda há em mim.

Sabine

pois é num embaraço passei a ter o dobro de 15 anos ( o pico da juventude) e metade de 60 ( o topo da idade adulta), quase que me apetece dizer que tenho a idade perfeita para fazer quase tudo, com a entrega e magia dos 15 e a responsabilidade dos 60.
beijo

Anónimo disse...

Oi! Deskulpa a pressa e a poka kuantidade d palavras k hj aki deixo... Max o tempo escasseia...
Paxei so pa partilhar a minha felicidade ktg =)
Goxtava de puder ser tb mar, vento, ceu, gaivota... Max komo nao o poxo, desejo-o e sinto-o smp k poxo... Imaginu-o =)

Bjo*

Anónimo disse...

Pedro!!! Ficaste mais velho ontem??
P A R A B E N S !!!!
Desejo que este novo ano te permita voar como uma gaivota,
que os teus pensamentos continuem livres e que o teu coração encontre o abrigo de paz que tanto merece! beijinhos e até logo! Cat.

Inês Silva disse...

PARABENS=) (atrasados)=( queria so desejar-te muitas felicidades..continua axim=)

novo texto nu meu blog=) passa lá..

bjs*

Inês