quinta-feira, maio 25, 2006

TIMOR LOROSAE

OH! LIBERDADE!

Se eu pudesse
pelas frias manhãs
acordar tiritando
fustigado pela ventania
que me abre a cortina do céu
e ver, do cimo dos meus montes,
o quadro roxo,
de um perturbado nascer do sol
a leste de Timor

Se eu pudesse
pelos tórridos sóis
cavalgar embevecido
de encontro a mim mesmo
nas serenas planícies do capim
e sentir o cheiro de animais
bebendo das nascentes
que murmurariam no ar
lendas de Timor

Se eu pudesse
pelas tardes de calma
sentir o cansaço
da natureza sensual
espreguiçando-se no seu suor
e ouvir contar as canseiras
sob os risos
das crianças nuas e descalças
de todo o Timor

Se eu pudesse
ao entardecer das ondas
caminhar pela areia
entregue a mim mesmo
no enlevo molhado da brisa
e tocar a imensidão do mar
num sopro da alma
que permita meditar o futuro
da ilha de Timor

Se eu pudesse
ao cantar dos grilos
falar para a lua
pelas janelas da noite
e contar-lhes romances do povo
a união inviolável dos corpos
para criar filhos
e ensinar-lhes a crescer e a amar
a Pátria Timor!


Xanana Gusmão
Cadeia de Cipinang - 8 de Outubro de 1995.


Na esperança de que o povo timorense saiba reencontrar o caminho da paz e da harmonia.
porque os ultimos acontecimentos não podem fazer perigar a luta de um povo, e fazer cair por terra todas as esperanças criadas durante anos à custa de lágrimas,morte, sangue e dor.
Porque a luta pela liberdade e pela paz ocorre também nos caminhos da escrita e da palavra, deixo-vos este poema de xanana gusmão,presidente de timor lorosae, poeta, pintor e acima de tudo o obreiro da liberdade e da independência de timor.
Força XANANA. Pela tua nação,pela paz, e pelo sonho revolucionário que é ousar ser livre .

VIVA TIMOR LOROSAE

3 comentários:

Anónimo disse...

Hum ... e porque eternos são os sonhos nada cai por terra sem deixar o seu vinculo no céu... assim mesmo que no escuro a esperança permanece lá, tal como nos corações daqueles que tanto plas palavras como pelo silêncio, esse que tao pouco fala e tanto diz, acreditam... e eu acredito no que escrevemo :)!!


Hummm ... saber quem sou eu? mas se soubesses quem era eu, que saberias? mais menos? de certo que não! eu sou e talvez, um conjunto de somas hipoteticas que se subtraiem a certezas que já nem existem! eu só o escrevo sem a mais me obrigar :) eu sou simplesmente o que kiseres partilhar! uma palavra, um olhar, um sentido, um passo,nem que falso, e que querer ser mais!!

"não sou nada.
nunca serei nada.
não posso querer ser nada.
à parte isso tenho em mim todos os sonhos do mundo" Fernado Pessoa!

Eu só queria ser uma palavra ... !


Beijuuuuuuuuuuuu *


Tens um cantinho no meu espacinhoo ... BGD :) !!

Anónimo disse...

Correcção :

O poema é a primeira estrofe da Tabacaria de um dos heterónimos de Fernando Pessoa: Alvaro de Campos!!

*

Anónimo disse...

ola*

Não te quero responsabilizar de nada, e tenho como o fazer e que tivesse, também nao o faria, porque nao costumo responsabilizar ninguem, muito menos pelo que sou, e pelo que escrevo!!

Quis e tao simplesmente que soubesses que não sou nada mais do que me é permitido ser, aqui ou ali, nesta casa de onde hoje escrevo, ou num sonho em que ja tenha voado!

é smpre um prazer vir aqui :) !

beiju *


Menina do olhar