sábado, fevereiro 04, 2006

ainda o amor

Este post é ainda sobre o amor essa essencia que teima em escapar-se dos meus dedos, da minha alma...
Não pretendo ditar sentenças sobre este sentimento, afinal sei tão pouco dele, tão pouco do que dele se constroi.
Acreditem ... houve tempos em que me achava o último dos romanticos, o ultimo dos herois frígios que netendia o valor de enviar a pessoa querida um ramo de flores, só o ramo, sem palavras, sem gestos,o último capaz de distinguir pedacinho a pedacinho a composição das lágrimas da pessoa amada,e acreditem mesmo que ela chorasse por outro era capaz de a amparar sem falar,sem sair de cena, mesmo que no fim da noite, depois de a deixar bem reparasse que afinal sempre estive só.
Longe vai o tempo em que era capaz de gritar o amor a sete ventos, de o fazer sair a rua em poemas, em pedacinhso de papel ou ao som da viola... hoje se o faço é apenas por encomenda ou as escondidaspois para mim as palavras parecem todas gastas como se fossem anjos atormentados num céu que já não existe, que está a beira do fim.
Sabem a idade ensinou-me que cadavez sei menos sobre o amor, sobre essa infindavel capacidade de ser, de sonhar de suportar e o sofrimento fez-me sentir cobarde e faz-me não dizer o que sinto, o que sonho, por quem sonho.
Talvez por me sentir amordaçado deixo-vos as palavras sábias de
Carlos Drummond de Andrade, que vos deixa o que ele chama conselhos de um velho apaixonado, talvez porque apesar de tudo ele e eu ainda acreditemos que o amor existe.
beijo para qume for de beijo abraço para quem fopr de abraço

"Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem dágua neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o 1º e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Algo do céu te mandou um presente divino :
O AMOR.
Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e,em troca, receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro.
Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas Lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.
Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado...
Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...
Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite...
Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...
Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela...
Se você preferir fechar os olhos, antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida.
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio.
Por isso, preste atenção nos sinais.
Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR !!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Li e reli. :)
Não sei o que dizer. É que um dia destes, sem pensares muito no assunto, esbarras com a pessoa com que sempre sonhaste e depois vais saber ama-la como só tu sabes fazer, com esse coração do tamanho do mundo. :)
E vais ser o ultimo dos romanticos que nunca deixaste de ser, estás apenas num período de moratória, a experimentar outro Pedro.

E nao venhas com essas tretas da idade, porque tu só tens 30 aninhos! Só quando tiveres 80 anos é que podes olhar para trás e tirar alguma liçao disto. E nao digas que cada vez percebes menos o amor, porque ele mora dentro de ti todos os dias, só que está tão quentinho que tem preguiça de sair. eheh

Gosto de te ler... :) *

(p.s. nunca mais foste o comentador solitario do meu blog...)

Anónimo disse...

olá Pedrinho,
mais um post cheio de sentimentos...isso deixa-me ainda mais certa da amargura que é de viver sem amor... ainda que o amor pode ser transmitido, recebido, sentido de diversas formas e por diversas razoes...pois é tão bom apaixonar-se por uma paisagem,uma flor ou outra regalia da natureza...assim como por um gesto, uma palavra ou uma attitude... o amor está em cada um de nós e manifesta-se em cada uma das nossas acções... não nos tornemos cegos ao ponto de sentir amargura no curto prazo que é a vida... beijinhos e segue amando!

milhafre disse...

mauzita linda .
com os teus comentários sou eu quem fica sem saber o que dizer....
es magica, obrigado pela tua amizade sempre presente.
tens razão. tenho de ter espírito positivo.
é muito bom ser teu amigo.
prometo passar aindahoje no teu blog


Catarina

doce amiga
sabes não sinto a amargura de viver sem amor, afinal eu amo, amo na poesia que ainda escrevo, nos olhares que ainda olho, na certeza de que irei continuar sonhando.
só não consigo ou não sei materializar o amor, dar-lhe corpo, dar-lhe alento.
admiro-te pelo facto de seres capaz de te entregar ao amor,por ainda teres a capacidade de sonhar com um amanha sem tempo.

Anónimo disse...

Oh ! oh ! oh!
não era nada disso que eu queria dizer!!! isso fez-me lembrar o comentário que fizestes há pouco tempo no teatro, em relação aos casais que ficavam tristes por ver-te sozinho... não era nada disso que eu queria dizer! eu passei muito mais tempo sozinha que acompanhada, nunca soube receber amor de certas pessoas e dava o meu às que o não mereciam... por isso detesto ese tipo de opinioes porque mesmo sozinhos, continuamos amando! Existem muitas pessoas no entanto, que só ou acompanhadas já não amam ha muito tempo, morreram por dentro...foi só a essas que eu me estava a referir... beijinhos até logo

milhafre disse...

catarina

concordo contigo e acredita o que quis dizer foi apenas que ao contrário de mim tu continuas a lutar pelos sonhos e pelo amor.
eu dou por mim a amar sim mas em silencio... entendes. obrigado pelo teu carinho e amizade

Anónimo disse...

Antes amar em silêncio que gritar em desprezo... beijinhos

Inês Silva disse...

Pedro, vim aqui dezenas de vezes para tentar comentar, mas nada me saía..
hoje vou tentar expressar em palavras aquilo que sinto qd leio aquilo que postaste...
Sabes...ah um ano e meio atrás...senti muitas daquelas situações que são retratadas no texto...mas cansei-me de lutar, cansei-me de dizer que o amava...hoje penso que todos nós temos uma alma gémea e, que a vamos encontrar...independentement da idade que tiverms, ele vai bater-nos a porta...mas quando menos esperarmos..
eu sei que tenho metade da tua idade, sei que inda tenho muito para viver...mas cansei-me de procurar...sei que existe por aí alguem que me ama...quem? um dia saberei...todos nós encontraremos o nosso grande amor...mais cedo ou mais tard=)

continua assim..

bj*

Inês Silva disse...

ja ag...passa pelo meu blog;)*

João Santos disse...

Oi, hoje perdi-me por aqui novamente, hoje talvez com um tempinho para comentar ;)
A tua introdução fez-me identificar um pouco com tudo isso que escreveste, mas eu sinto que tudo o que um dia fui e me cansei, está pronto para regressar assim que houver mais espaço, espaço para que seja ouvido, espaço para que seja visto...
Quanto ao texto, é lindo, é pena que às vezes seja apenas um a ver esses sinais todos, mesmo que eles lá estejam, que não consigamos que os outros percebam exactamente aquilo que pensamos, para estarmos livres de mal-entendidos, de confusões... Mas é esse o desafio da vida, conseguirmos mostrar aos outros aquilo que realmente sentimos, o problema é que às vezes há muitos que conseguem transmitir coisas que não sentem, e outros que não conseguem transmitir aquilo que realmente sentem, enfim... é a vida... :P
Parabéns pelo escritor que és
[[]]