sexta-feira, novembro 16, 2007

Norman Mailer

Procurava na net... nesta mania que temos em tomar a net muitas vezes portal de busca de informação, coisa que anteriormente faziamos nos livros, mais informações sobre Norman Mailer, escritor norte-americano falecido a 10/11/2007, não tanto para saber mais da sua obra mas porque fiquei curioso por ter ouvido um comentário acerca da sua vertente cívica..
De entre as várias informações que recolhi enconteri a que se se segue a baixo, com o título "Norman Mailer: exemplo do engajamento de intelectuais no fortalecimento da sociedade civil" e publicada a no site a voz do cidadão(http://www.avozdocidadao.com.br/) a 13 de Novembro de 2007.
Porque me pareceu que o texto satisfez em grande parte a minha curiosidade decidi posta-lo aqui, em homenagem ao escritor, ao homem e ao cidadão.

"Sábado passado, dia 10, faleceu em Nova York, um dos maiores intérpretes da cultura americana dos anos 60 para cá. Norman Mailer, jornalista e escritor polêmico, foi decisivo na construção da consciência política da sociedade civil norte-americana na segunda metade do século XX, através de reportagens, biografias, ensaios e romances sempre polêmicos.

Nascido em 1923, Norman Mailer conquistou fama internacional já a partir de 1948, com 25 anos, quando seu livro de estréia Os Nus e os Mortos, baseado em suas próprias experiências vividas na Segunda Guerra Mundial, foi um best seller bastante elogiado pela crítica. O Prêmio Pulitzer de jornalismo foi para Mailer duas vezes: em 1968 com Os Exércitos da Noite e em 1979 com A Canção do Carrasco sobre um condenado à morte, Gary Gillmore.

Foram os ensaios sobre seu país que fizeram de Mailer uma figura relevante na sociedade americana. Em 1955, fundou o jornal alternativo The Village Voice, que acabou sendo um dos difusores da revolução contracultural dos anos seguintes. Mailer sempre foi um intelectual engajado e um intérprete original das convulsões e mudanças da vida americana. Sua “não-ficção criativa”, também conhecida como Novo Jornalismo, chamou atenção para temas e personagens fundamentais para os Estados Unidos da época, como os hippies, os ativistas, os intelectuais e artistas engajados, a esquerda liberal e seu antagonismo com o “complexo militar-industrial” da estatocracia americana.

Em 1973, mais polêmica e um grande sucesso de vendas, com o lançamento de uma biografia de Marilyn Monroe onde Mailer acusava o FBI e a CIA de causaram a morte da atriz por condenarem seu suposto romance com o senador Robert Kennedy.

Norman Mailer chamou para si - como poucos - a responsabilidade que um intelectual tem de discutir, compreender e debater a cultura de seu país. Principalmente na sua face política, que vai determinar o quanto uma sociedade está madura para a plena cidadania, para o exercício do controle social sobre governos e mandatos e para o estabelecimento de um novo pacto para a construção de um país mais justo e digno.

Aos 84 anos, morreu um autor que ajudou a cultura americana e encarar suas contradições e fraquezas. Um exemplo de cidadania para todo o mundo. "

8 comentários:

Anónimo disse...

Excelente Pesquisa.
Já tinha ouvido falar deste escritor, mas não sabia que era tão famoso. Agradeço.
Vou investigar mais a fundo!
Um Abraço.

Anónimo disse...

Ah...Já me esquecia.
A tua pesquisa falhou num pequeno ponto :)
Muroga Hyoma não é um Samurai.
Ele é um Ninja, mas não um Ninja comum. Supostamente é cego e faz parte de um clã chamado Kouga. O clã dos Kouga vive no vale Manji. Hyoma tem vários dons e poderes, mas a sua maior arte é a do Doujutsu que consiste em fazer com que as técnicas do adversário se virem contra eles próprios através do olhar, que é muito mais do que um olhar comum. É um olhar que penetra a mente do oponente e que consegue controlar os seus movimentos. É a técnica que não tem oposição. "The unrivaled killing art". Foi ele que ensinou esta arte ao Líder dos Kouga (Gennuosuke Sama) que ficou com esta posição depois da morte do seu avô Danjo-Sama. Os dois são os únicos que a dominam. Mesmo assim a luta que despoleta contra o clã rival (Iga) de há mais de 400 anos torna-se demasiado terrível e sangrenta. Os dois clãs envolvem-se numa luta inglória que chega a ser tragicamente apaixonante. Cada clã tem de eliminar 10 elementos do clã oposto e os nomes dos que vão morrendo vão sendo riscados com sangue num pergaminho. O último elemento de um clã que possuir o pergaminho no fim é o clã vencedor e o seu povo gozará de 1000 anos de paz.
No inicio ambos os clãs não sabem porque lutam só e só descobrem o verdadeiro motivo muito perto do final. A história tem por base o Amor grandioso e ingénuo de Gennosuke-Sama e de Oboro-Dono que desejam casar-se e assim suprimir o ódio entre os clãs...Mas os nomes deles constam no pergaminho e como oponentes...
A série chama-se Basilisk e tem uma fotografia excelente. A banda sonora é de arrepiar e consegue juntamente com as imagens instalar-se directamente no nosso coração.

Silvia Madureira disse...

Um currículo invejável o de Norman Mailer. Pena que por vezes apenas se congratule as pessoas quando estas morrem. Não quer dizer que eu ou tu o façamos ou não, mas a maioria...não valoriza os valores que os rodeiam. Encontram mais defeitos do que qualidades.

Um beijo

Anónimo disse...

Ola Pedro
Venho deixar-te um beijinho a desejar b f semana

milhafre disse...

Muroga

convido-te a formulares um post sobre o verdadeiro muroga e eu edito-o com prazer depois emn teu nome...
quem sabe pode ser um post giro.. até porque se pode aprender sempre.
Quanto a mailer já o conhecia como escritor e homem de esquerda mas confesso que fiquei abismado com a incisividade das críticas que ele fazia ao regime americano.

bem vindo

Silvia

Sim mailer era e é grande e é verdade qua as pessoas tem uma capacidade incrivel de dizerem que gostam dos outros sobretudo quando elas já desapareceram e já não podem ouvir-nos.
por exepriencia sei que isso acontece quer se trate de pessoas que conhecemos ou não.
talvez tenha a ver com a saudade.


silencio


bom fim de semana

Silvia Madureira disse...

Quero só deixar uma breve nota:

Meus comentários são e serão sempre relacionados com os teus posts porque é um dos meus princípios.

Se o fiz...não o farei mais...intrometer-me nos diálogos "dois a dois".

Meus comentários estão sempre relacionados com as minhas vivências e o que eu visualizo no mundo relativo aos assuntos propostos.

Irei vir aqui sempre que poder (agora estou colocada) mas estes serão sempre os meus princípios...falar do que conheço e do que penso sobre os teus posts.

Esta é a minha filosofia mas respeito quem tem outras diferentes mas pensei ser necessário que entendas a minha para que nos sintonizemos perfeitamente.

beijo

milhafre disse...

silvia

em nenhum momento senti que os teus comentarios se intrometeram...
pelo contrario mantiveram o blog naquilo que deve ser. beijo amigo

pedro

Anónimo disse...

porque os exemplos nunca sao demasiadas vezes referidos, acho que fizeste muito bem * beijo