sexta-feira, outubro 12, 2007

tive de voltar

Porque mesmo do silencio temos deixar fluir um rio de palavras, porque seria impossivel respirar se elas estivessem presas na garganta...
Porque por mais profundas que sejam as dores temos de encarar as cicatrizes que elas deixam como trofeus e aprendermos a ser melhores.
Porque encontrei num poema da minha nova amiga Daniela tanto do que não consigo dizer...
Porque ela me autorizou a expo-lo aqui..
ou simplesmente porque precisava de faze-lo ....
deixo-vos o poema ... "quando se perde um amigo..."
para que nunca esqueçamos as amarras que nos ligam.



"Quando sentimos que perdemos um amigo
parte de nós é lágrima que cai desamparada...
mas cá dentro, há um sorriso triste
a recordar os bons momentos
que esta amizade nos deu.
Nasce um vazio
de um todo quebrado
e um mar cinzento
chora despedaçado
pelas memórias que perderam a cor.
Abre-se um buraco no peito
e a enxada deve ter lâmina dura
porque nos escava uma ferida tão profunda
que esburaca o corpo só para nos atingir
em cheio o recheio da alma.

Se eu tivesse uma pedra no lugar
onde vi plantado o meu coração
Talvez,soubesse como impedir
que a dor me roube mais esta seara...


Quando sentimos que perdemos um amigo...
as pernas caminham sem destino
porque os passos esqueceram o seu rumo
e dormem sozinhos junto á estrada.
Há braços com frio
porque sonham com um abraço...
Há um pássaro a baloiçar naquele ramo
mas já sem vontade de cantar
para aquele banco de jardim vazio...
Há palavras sem força suplicando vozes na garganta
e restos de gritos que dela saíram altos demais...
Há quadros pintados com os dedos logo pela manhã
e arco-íris que desmaiam lá pela noitinha...
Há lágrimas abençoadas
que se ajoelham fielmente a rezar por nós
e sorrisos danados a rir do desespero das minhas preces.
Há poemas colados ao tecto
porque querem preservar no céu esta história
sem acreditarem que ela chegou ao fim...
Há sonhos por perto rasgados no chão
e folhas de papel tão teimosas que se recusam a voar para longe...

Ai se eu tivesse asas nas costas
para dar utilidade a todas estas penas!
Se eu soubesse o valor da eternidade dos gestos
e das promessas que se proferem sem olhar.

Mas, porque é que a tristeza me faz pensar
que hoje perdi um amigo...
se ainda ontem sorria tão feliz por o encontrar?"


de Daniela Pereira


Obrigado por entenderes

7 comentários:

Silvia Madureira disse...

Eu não irei voltar ao meu blog na próxima semana...mas virei visitar alguns blogs sempre que a vontade "apertar".

Poema que revela sensibilidade, poema triste e que revela dor, poema revelador de amizade...são as únicas palavras que posso proferir...porque foi o que senti quando o li...

Mais não sei...mais não me importa saber...não sou "bisbilhoteira". Aos meus amigos presenciais costumo deixar que eles digam o que querem, quando querem e lhes apetecer...não costumo fazer interrogatórios.

Quero apenas dizer que por experiência ser que quando somos amigos de alguém e ele parte...todas as recordações que vamos tendo dele apenas nos levam para um caminho: o que está a frente!

Parabéns à Daniela! Tem muita sensibilidade!

Um abraço

Silvia Madureira disse...

correcção:

"quero apenas dizer que por experiência sei...".

lisa disse...

Fizeste muito bem em ter voltado e ainda mais com este poema muito bonito e fortíssimo.
Gostei muito.
Continua, não vás.

Beijo.

milhafre disse...

silvia

o poema é de facto lindo.
falei via net com a daniela e ela deu-me a honra de o publicar.
o sonho continua, há-de continuar.


lisa

o poema da daniela é lindo, humano, doce....
senti que tinha de voltar quando o li

Maria disse...

Ainda bem que voltaste...
Obrigada, Daniela....

Abraço, Pedro.

blueiela disse...

Pedro,estive muito tempo sem saber o que dizer...fiquei sem palavras ao ler as tuas.
Não quero , que me agradeças nem as palavras que te disse ...nem pelo poema que partilhei contigo. Ate , porque eu é que tenho que te agradecer, pela sensação tão boa que tive aqui.
Emocionei-me, quando li a tua historia e emocionei-me ainda mais, por me teres dito que este poema espelhava o que estavas a sentir.
Fiz este poema, num momento em que temi ter perdido uma amizade muito importante para mim.E estava a sentir uma dor precoce,pelo vazio e pela ausencia que esta perda iria trazer para mim e foi isso que me levou a tentar chamar pelo "nome"todos os sentimentos que nasciam em mim.E é por isso que escrevo...e é por isso, que tenho uma necessidade de dizer a todas as pessoas que fazem parte na minha vida o quanto elas são importantes para mim. Por vezes, acho que até me torno chata:)e que os canso...mas a vida é tão curta,não existe tempo para guardarmos gestos ou palavras dentro de nós.
Obrigado, por me teres feito sentir que vale a pena ser assim como sou :)


beijos


daniela

blueiela disse...

:)Obrigado à silvia madureira,à lisa e à maria pelas palavras de apreço...
Aqui fica o meu agradecimento...



beijos


daniela