quarta-feira, janeiro 10, 2007

Epicuro

"Na juventude, não devemos hesitar em filosofar; na velhice, não devemos deixar de filosofar. Nunca é cedo nem tarde demais para cuidar da própria alma. Quem diz que não é ainda, ou já não é mais, tempo de filosofar, parece-se ao que diz que não é ainda, ou já não é mais, tempo de ser feliz. Jovens ou velhos, devemos sempre filosofar; no último caso, para rejuvenescermos ao contacto do bem, pela lembrança dos dias passados, e no primeiro, para sermos, embora jovens, tão firmes quanto um ancião diante do futuro. É mister, pois, estudar os meios de adquirir a felicidade; quando a temos, temos tudo; quando a não temos, fazemos tudo por adquiri-la."

Epicuro, in 'A Conduta na Vida'


"O mesmo conhecimento a que devemos o consolo de que nenhum terror é eterno ou que dure muito tempo, também nos deixa compreender que durante o terror, de duração limitada, a verdadeira segurança nos é proporcionada pela amizade"


Epicuro

"Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade".

Epicuro

"Faz tudo como se alguem de contemplasse"


Epicuro


Bom ano, neste primeiro post 2007 deixo-vos quatro citações de um grande génio da filosofia grega, porque falam de 3 coisas que me tem feito pensar nos ultimos tempos:

- quem sou eu e quem somos nós na nossa imagem ao longo dos anos.
- amizade
- devir, como dever ser ou conduta.

simplesmente porque filosofar é preciso e a ultima citação,colocada num wallpapper que vi hoje de manhã me fez sorrir.


que o ano seja vosso para realizarem todos os sonhos.



bem ajam

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Ano pra ti Pedro, que este ano te proporcione td do mlhr. Não desistas de tentar realizar os teus sonhos ;)

grandes citações adorei!

*beijo

Anónimo disse...

Olá Pedro,
Aqui estou de passagem...breve e curta porque assim também é o tempo de que disponho...e que também não passa de uma ilusão... Alguns acham que o tempo passa lentamente e outros rápido demais.
A filosofia é quase vital para algumas almas, desconhecida de outras... A visão que temos de nós, dos outros, da vida, do elo transparente mas evidente que nos liga uns aos outros, ao todo. O que nos mantêm afastados, sozinhos, aterrados... sem nada.
É importante saber distanciar-se e olhar para as coisas como se fossemos um simples objecto naquele instante...sem poder de interacção imediato....

Como disse o Chaplin "A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comedia quando vista de longe."


Um beijo para ti.