terça-feira, julho 04, 2006

Por um Pôr do sol qualquer...


- Gosto muito do por do sol. Vamos ver um por do sol...
- Mas temos de esperar...
- Esperar o quê?
- Esperar que o sol se ponha.
Ficaste de principio, com um ar muito surpreendido. Depois troçaste de ti mesmo e disseste:
- Julgo sempre que estou no meu sitio.
Com efeito quando é meio dia nos Estados Unidos, como toda a gente sabe, o sol está a pôr-se em França.
Bastaria ir a França num minuto para assistir ao pôr do sol. Infelizmente a França fica muito longe. Mas no teu pequeno planeta, basta colocares a tua cadeira alguns passos mais à frente. E podes ver o pôr do sol sempre que desejares...
- Um dia vi o pôr do sol quarenta e três vezes!
E pouco depois, continuaste:
- Sabes... quando se está muito, muito triste gosta-se do pôr do sol...
- No dia das quarenta e três vezes estavas assim tão triste?
O Principezinho não respondeu...

Saint-Exupéry in o Principezinho

Porque as vezes todos precisamos de um pôr do sol nas nossas vidas, quem sabe uma despedida das tristezas e a promessa do regresso da luz...
porque em cada pôr do sol há qualquer coisa de nostalgico de melancólico, como se o céu se comovesse com quem sente e se enternecesse com um laranja quente como que a querer-nos brindar com o milagre quente e terno da vida que se teima em escapar.
As vezes, quando alguém se cruzava comigo e me dizia que a viad não valia a pena eu dizia-lhe que o sol de punha todas as noites especialmente para essa pessoa e que essa pessoa devia saudar o sol com um sorriso sempre que ele se puzesse, agora sou eu quem não vejo o sol pôr-se...
amanhã prometo não vou perde-lo... e quem sabe sorrir.....

1 comentário:

Anónimo disse...

o sol cai a pique, apressasse, move-se na corrente de um olhar que o avista quando ele já se misturou na sinestisia mais brilhante produzida pela morte das suas cores, e era mais um por do sol, mais um desses 43, parecendo um trabalho rotineiro da natureza, e no fundo não tão mais do que o econtro de um momento, de uma partilha para sempre, e é submisso à crença!
Eu creio que dediquei mais que um olhar, mais que uma coordenada da minha existência a contemplar esse pôr do sol que me fez conquistar mais um pedacinho de céu!!

beijinhuuu e obrigado por mais um por do sol e por fazeres com que ele acorde todas as manhas para nos fazer crer que ainda há coisa que se destinam à eternidade!