sábado, junho 30, 2007

A essência da poesia

... um magnifico texto de Pablo Neruda

"Não aprendi nos livros qualquer receita para a composição de um poema; e não deixarei impresso, por meu turno, nem sequer um conselho, modo ou estilo para que os novos poetas recebam de mim alguma gota de suposta sabedoria. Se narrei neste discurso alguns sucessos do passado, se revivi um nunca esquecido relato nesta ocasião e neste lugar tão diferentes do sucedido, é porque durante a minha vida encontrei sempre em alguma parte a asseveração necessária, a fórmula que me aguardava, não para se endurecer nas minhas palavras, mas para me explicar a mim próprio. Encontrei, naquela longa jornada, as doses necessárias para a formação do poema. Ali me foram dadas as contribuições da terra e da alma. E penso que a poesia é uma acção passageira ou solene em que entram em doses medidas a solidão e solidariedade, o sentimento e a acção, a intimidade da própria pessoa, a intimidade do homem e a revelação secreta da Natureza. E penso com não menor fé que tudo se apoia - o homem e a sua sombra, o homem e a sua atitude, o homem e a sua poesia - numa comunidade cada vez mais extensa, num exercício que integrará para sempre em nós a realidade e os sonhos, pois assim os une e confunde.
E digo igualmente que não sei, depois de tantos anos, se aquelas lições que recebi ao cruzar um rio vertiginoso, ao dançar em torno do crânio de uma vaca, ao banhar os pés na água purificadora das mais elevadas regiões, digo que não sei se aquilo saía de mim mesmo para se comunicar depois a muitos outros seres ou era a mensagem que os outros homens me enviavam como exigência ou embrazamento. Não sei se aquilo o vivi ou escrevi, não sei se foram verdade ou poesia, transição ou eternidade, os versos que experimentei naquele momento, as experiências que cantei mais tarde. De tudo aquilo, amigos, surge um ensinamento que o poeta deve aprender dos outros homens. Não há solidão inexpugnável. Todos os caminhos conduzem ao mesmo ponto: à comunicação do que somos. E é necessário atravessar a solidão e aspereza, a incomunicação e o silêncio para chegar ao recinto mágico em que podemos dançar com hesitação ou cantar com melancolia, mas nessa dança ou nessa canção acham-se consumados os mais antigos ritos da consciência; da consciência de serem homens e de acreditarem num destino comum. "
Pablo Neruda, in 'Nasci para Nascer' (Discurso na entrega do Prémio Nobel)
... para quem ama a poeisa... o sonho... a vida

segunda-feira, junho 25, 2007

(des)encontros


"Não há, portanto, razão nenhuma para censurar aos romances o seu fascínio pelos misteriosos cruzamentos dos acasos, mas há boas razões para censurar o homem por ser cego a esses acasos na sua vida quotidiana, e assim privar a vida da sua dimensão de beleza"


Milan Kundera

quinta-feira, junho 21, 2007

verão

Hoje começa o verão...
renovam-se os sonhos na promessa de calor...
descobre-se um novo alento no renovar dos raios de sol sobre a pele...
sorriem as almas como se repletas de luz....
os pés descobertos atrevem-se a cruzar a areia como se fosse a primeira vez, como dois adolescentes num primeiro encontro...
o corpo esse entrega-se ao mar como se a ele sempre tivesse pertencido e dessa entrega, a cada entrega, a cada mergulho parece haver sempre algo que renasce de novo, um pedacinho de alma que sai mais lavada... mais leve.
espero que este ano seja o vosso verão...
espero que este seja o meu verão.

sonhem sempre

sábado, junho 16, 2007

mudar de ares para mudar de vida







Pois é decidi mudar o aspecto do blog... estava a ficar demasiado deprimente e claustrofóbico.



Quer-se alegria... quer-se felicidade... quer-se amor concretizado... gestos... abraços... beijos... sonho.



Chega de tristezas, chega de lamentos..



temos de agarrar-nos ao mundo com a mesma garra, com que as gaivotas desta foto que tirei na suiça, ousam desafiar os ventos e os 3 graus de temperatura para pescar.



gosto de voces..



sonhem sempre

segunda-feira, junho 11, 2007

Para a Margarida Cardeal

"A tristeza é a manifestação mais bela da poesia".

margarida cardeal

ha coisas na vida que ultrapassam a nossa finitude
ocasos que de repente ou não se tornam reais...
uma essencia qualquer que se revela sem pressas sem medos..
uma vontade de ir que ao mesmo tempo nos retem... nos prende aqui.
qualquer coisa de insplicavel que no momento certo nos dira levanta-te e sé..
tem esperança.

escolhi esta citação e assim esta homenagem pois num dos topicos anteriores descobri uma mensagem a pedir-me para ver um post de maio de 2006... disse esse alguem que me tinha deixado uma mensagem lá ...
qual não foi o meu espanto quando no post dedicado à peça azul a cores descobri uma mensagem daquela que é para mim a minha actriz portuguesa favorita... exacto a Margarida Cardeal.
eu sei que num dos posts anteriores, sobre os seis graus, tinha falado da possibilidade de conhecermos qualquer pessoa no mundo mas prova-lo assim... ter a visita da margarida neste espaço é algo que revigora, que dá ao próprio espaço mais um pedacinho de brilho.
Por isso a ti Margarida queria agradecer-te pela mensagem que deixaste e dizer-te que te considero uma actriz fora de série e que admiro muito a capacidade que tens de ser tão versatil nos papeis que fazes quer na tv quer no teatro.
nunca esquecerei a garra e o sentimento que revelaste na peça azul a cores, que vi quando vieste a leiria, nem o quanto... mesmo para mim um aprendiz de actor... conseguiste elevar o palco a dimensão do sonho.
a todos os outros que me leem quero agradecer por comentário após comentário, partilha após partilha dartem sentido a este espaço.
bem ajam

sábado, junho 09, 2007

meme

Pois é recebi um meme atribuido pela sophie.
não estou certo de estar a altura deste prémio até porque escrevo apenas porque não consigo calar e nos ultimos tempos até esse dom já é incerto..
de qualquer forma aceito-o agradecendo desde ja a todos voces que me leem pelo facto de tornarem este blog um cantinho de sonho .
quanto as pessoas que nomeio e porque esta comunidade de partilha as vezes corre nos mesmos rios :-)
nomeio a sophie, a lisa, e a sabine do insustentaveleveza.
Espero que todos juntos possamos continuar a derramar-nos em palavras
já agora aproveito também este espaço de confidencias para homenagear a grande carla.. madrinha deste espaço sem o qual a sua existencia não era de todo possivel.
carla ... o mundo dos blogs precisa do teu brilho...
estas cá dentro a cada linha que escrevo.
bem ajam a todos

quinta-feira, junho 07, 2007

QUASE

Luis Fernando Veríssimo, um cronista brasileiro, escreveu este texto magnífico:

“Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas ideias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no Outono. Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio-termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”

sexta-feira, junho 01, 2007

Dia Mundial da Criança


Que todos nós possamos manter viva a criança que mora nas nossas almas