domingo, setembro 10, 2006

o Bushido.. ou a via do guerreiro

Numa altura em que me sinto algo desenraizado, como se não pertencesse a este tempo, como se não fosse possivel encontrar nas formas actuais de pensar, sentir e agir um porto de abrigo. Sobretudo porque nos nossos dias somos atacados pela hipocrisia, pela desonra, pela falta de confiança, procurei algumas informações sobre aquele que considero um dos mais importantes códigos de conduta da nossa História, o código Bushido (Bushi Do) ou " A via do Guerreiro.
Este código é acima de tudo um código de principios morais e éticos que no japão ancestral pautavam a conduta dos samurais.

Os seus preceitos são:


GI - Justiça e Moralidade Atitude directa, razão correcta, decidir sem hesitar;
YU - Coragem, Bravura heróica;
JIN - Compaixão Benevolência, simpatia, amor incondicional para com a humanidade;
REI - Polidez e Cortesia, Amabilidade;
MAKOTO - Sinceridade Veracidade total, nunca mentir;
MEIYO - Honra Glória;
CHUGO - Dever e Lealdade Devoção, Lealdade
Levados por estes preceitos os Samurais ( ou bushi ) conseguiram fama pela sua honra, bravura, técnicas marciais, e por evidenciarem um imenso desapego pelas coisas materias e pela própria vida terrena, demonstrando mesmo terem um espírito inabalável diante da morte.
Este desapego é aliás notório no credo samurai que passo a transcrever.

Eu não tenho pais, faço do céu e da terra meus pais.
Eu não tenho casa, faço do mundo minha casa.
Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino.
Eu não tenho pretensões, faço da minha disciplina minha pretensão.
Eu não tenho poderes mágicos, faço da personalidade meus poderes mágicos.
Eu não tenho vida ou morte, faço das duas uma, tenho vida e morte.
Eu não tenho visão, faço da luz do trovão a minha visão.
Eu não tenho audição, faço da sensibilidade meus ouvidos.
Eu não tenho língua, faço da prontidão minha língua.
Eu não tenho leis, faço da auto-defesa minha lei.
Eu não tenho estratégia, faço do direito de matar e do direito de salvar vidas minha estratégia.
Eu não tenho projetos, faço do apego às oportunidades meus projectos.
Eu não tenho princípios, faço da adaptação a todas as circunstâncias meu princípio.
Eu não tenho táticas, faço da escassez e da abundância minha tática.
Eu não tenho talentos, faço da minha imaginação meus talentos.
Eu não tenho amigos, faço da minha mente minha única amiga.
Eu não tenho inimigos, faço do descuido meu inimigo.
Eu não tenho armadura, faço da benevolência minha armadura.
Eu não tenho castelo, faço do caráter meu castelo.
Eu não tenho espada, faço da perseverança minha espada.
Quem sabe se inspirados neste código nos poderemos tornar melhores pessoas.
Eu estou aberto a descobrir.
bem ajam

2 comentários:

Anónimo disse...

não li.
passei só para dizer que não vou estar de voltar aos blogs, devido a falta de tempo e ao nível que quero exigir a mim mesma este ano.
estou mto bem, comigo e com os outros.. obrigada pela sempre presente preocupação.
beijinho

القمر السعودى disse...

شركة تنظيف مكيفات بابها