domingo, fevereiro 01, 2009

Paris - mais um filme a não perder



Esta não é uma história de pessoas importantes, com enredos especiais.
Por contrário... o enredo é o dia a dia, os dias mais comuns... o quotidiano dos quotidianos.
A personagem principal mais do que os actores que dão corpo à trama é própria Paris... a própria cidade, não tanto a cidade das luzes, mas a Paris real, a Paris de todas as cores... de todos os tons..
É no fundo a própria cidade que se move, que se mexe, que se movimenta, é no seu seio que os enredos se cruzam, que as vivências, sonhos, sentimentos, medos e devires dos vários personagens se desenvolvem.
Paris - o filme inova não pelos actores (que não obstante tudo o que vou dizer são reconhecidos e talentosos) mas sim pela forma como Cédric Klapisch olha a cidade e nela faz desenvolver as histórias de vida dos personagens que cria, como se fosse a nossa própria história.. sem edilismos.. sem filosofias... apenas mostrando as vivências pelas vivências.
Paris é a história de um antigo bailarino que adoece e que corre o risco de perder a vida.
A história da forma como o facto de poder morrer o faz olhar os outros, dar uma importância especial às pessoas com quem se cruza, às suas vivências ... questionar o amor, a vida.. a própria morte.
É através do seu olhar, da visão que ele tem deles ora a partir da sua janela, ora no contacto que tem com eles no dia a dia que vamos conhecendo os outros personagens, estes são Vendedores do Mercado, Padeiras, Assistentes Sociais, Dançarinos, Arquitectos, Professores Universitários, Modelos, Imigrantes Clandestinos dos Camarões (mas que poderiam ser de outro lado qualquer) , no fundo todos eles pessoas vulgares, mas que para elas são pessoas especiais, pessoas que vivem vidas banais, mas que para elas são únicas, pessoas que tem sonhos e problemas que podem ser insignificantes, mas que para elas são os mais importantes do mundo.
Pessoas que se revelam e interagem na cidade de uma forma descontraída mas quase circular como se todos os caminhos se cruzassem.
pessoas que no fundo podíamos ser nós.

2 comentários:

Fénix disse...

A cidade das luzes. Não conheço. Desejo imenso conhecer. Já até idealizei o tipo de viagem que será. Sonhos! :) Com o teu texto fiquei com vontade de ver o filme.

:)

milhafre disse...

Fenix

Obrigado pela tua visita...
bom pressagio para o reanscimento deste blog :)
sim Paris é uma cidade magnifica que merece concerteza uma visita e figurar nos sonhos de viagens.

Vé o filme, não pela Paris sonho mas pela genialidade com que o autor do filme mostra a cidade, pela dinamica com que os actores se movem nela...
por todo o sonho que transmite.

vais gostar.


beijo