segunda-feira, fevereiro 09, 2009

desculpa-me

li esta frase hoje pelas 8 e 20 da manhã, dia 09 de Fevereiro, numa faixa pendurada na ponte que atravessa a nacional n.º 1, sentido sul norte, mais ou menos na zona dos marinheiros, um km ou dois antes do corte para a entrada de Leiria, próximo da ferrus.

Dei por mim a pensar na pessoa que colocou a faixa lá...
na razão de tal gesto...
no acto praticado que levou ao pedido de desculpas....
na pessoa a quem se pediu desculpas...
no tempo que devia fazer quando esse alguém que pediu desculpas colocou a faixa lá...
no quanto deve ter custado prender a faixa, no esforço que a pessoa que a colocou, ele ou ela, deve ter feito....
no quase milagre que é a faixa ainda estar lá.... ainda continuar erguida....
ainda continuar a pedir desculpas ...
por expiação do acto praticado...
para lembrança do gesto de pedir desculpas...
por testemunho do sentimento magoado de quem se pede reconsideração...

Depois pensei na reacção da pessoa a quem se destinava a mensagem...
na reacção da pessoa ele ou ela que percebeu que a mensagem era para si...
na reacção que a mensagem deve ter desencadeado nela ou nele.
na duvida sobre se o pedido de desculpas foi aceite ou não....
na esperança quase indiscreta de que tenha sido....
de que a relação entre os dois... sejam eles quem forem se tenha refeito...

Depois pensei nas pessoas que não sendo destinatárias da mensagem se sentiram enquanto tal.
Nas pessoas que pensaram que foi o seu namorado ou namorada que colocou a faixa lá e que a sentiram como sua.
nas pessoas magoadas com a vida que sentiram que era a própria vida que lhes pede desculpa pelas maleitas e se sentiram assim reconfortadas...
Ou simplesmente nas pessoas que como eu leram a mensagem e viram nela um novo alento para este dia, apesar do frio, apesar da chuva, apesar do vento... apesar de ser inicio de semana...

Depois de tudo isto, por toda a reflexão que fiz e por todas reflexões que as pessoas que passarem por lá fizerem sobre aquela faixa, ao sentirem aquela faixa, só há uma constatação que me assalta a memória....
a verdade é que as vezes a vida é feita de pequenos grandes gestos, pequenos grandes sonhos....
a poesia também....

por isso mesmo sabendo que o texto não é para mim e que não fui eu o autor de tal pedido.... atrevo-me a dizer....

desculpamos-te....


espero que ele ou ela também...


bom dia

8 comentários:

Fénix disse...

... o perdão é algo que liberta.

Existe alguém que amei e amo muito a quem eu gostava de pedir perdão, mas já só o posso fazer pela oração... Só quando a voltar a encontrar, me sentirei perdoada.

A culpa é um peso muito pesado.

Um abraço Pedro.

milhafre disse...

fenix

não tens de pedir perdão
tenho certeza que a pessoa já te perdoou
não tens de carregar o peso da culpa...
há coisas que por mais que não o tenhamos podido verbalizar forma demonstradas tantas e tantas vezes que é como se o tivessem sido.

a vida tem destas coisas...
há um entendimento sublime do universo que escapa a efemeridade da vida...
pontos de contacto que são sentidos entre universos...
como aquela rajada de vento que afaga os cabelos vinda do nada...
acredita em ti.

eu acredito.
beijo

Maria disse...

Excelente a tua reflexão.
Que sabemos nós dessa palavra? Quantas vezes a usamos?

Vejo que "mudaste" a pintura da casa...

Um beijo, Pedro

Fénix disse...

Obrigada pela visita e pelas palavras, estava a precisar delas.

Bjs

Andreia disse...

Eu também peço. Porque mereci...*

milhafre disse...

fenix

obrigado eu pela partilha.
sorri sempre...
e já agora como estou a gostar...
mantem-te por aqui :-)

beijo

Andreia

claro que mereces.
gostei do teu espaço...
espero que continues a visitar o meu...

Paula Barros disse...

Li um comentário seu, intenso, forte, e vim aqui.

Voltarei.

Temos que pedir desculpas muitas vezes. Temos que aprender a nos desculpar também.

abraços

Ana João disse...

Vi essa faixa. Arrebatou-me! E arrebatou-te... são estas sensibiliades :) sabes não sabes, meu poeta? Gosto muito de ti, e pouco dessa melancolia que te tenho visto ultimamente. Gostav de te dar a força que me dás, mas é dificil chegar à tua mente, sempre tão consciente do fascinio e da oença o mundo...gosto muito de ti!

Beijo