sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Outra vez Quintana, com votos de um bom fim de semana

Porque descobrir Mário Quintana está a ser soberbo,
porque como eterno aprendiz de poeta admiro quem como ele consegue sonhar com as palavras.
porque ontem à noite estava na praça rodrigues lobo e ao deparar com o facto de estar sozinho la senti-me um pedacinho como ele se deve ter sentido neste poema.
Porque a mónica colocou este texto no meu post e eu amei-o
Porque haja ou não haja estrelas e céu ainda há sonho.
porque este fim de semana pode ser que apesar de tudo a lua ainda exista.

deixo-vos este poema, com uma profunda amizade e votos de um luminoso e terno fim de semana.


"Ao longo das janelas mortas
Meu passo bate as calçadas.
Que estranho bate!...Será
Que a minha perna é de pau?
Ah, que esta vida é automática!
Estou exausto da gravitação dos astros!
Vou dar um tiro neste poema horrivel!
Vou apitar chamando os guardas, os anjos, Nosso
Senhor, as prostitutas, os mortos!
Venham ver a minha degradação,
A minha sede insaciável de não sei o quê,
As minhas rugas.
Tombai, estrelas de conta,
Lua falsa de papelão,
Manto bordado do céu!
Tombai, cobri com a santa inutilidade vossa
Esta carcaça miserável de sonho..."

Mário Quintana

3 comentários:

Ana disse...

bela escolha para um fim de semana :) atrevo-me a querer prolonga-lo pelo rsto da semana, porque sonho haverá sempre :)*

Anónimo disse...

Amei o poema e lembrei-me de uma fase da vida em que escrevia cartas horríveis a um presumível doutor... Longe de mim tais sentimentos!! Hoje tento sorrir e gostar do sorriso que olha para mim.
Bom fim de semana e que lindo bater da calçada nos passos de pau das pernas automáticas da vida!

MBSilva disse...

Descobri Mário Quintana por um mero acaso e posso dizer que me enfeitiçou...

Deixo-lhe algo dele que diz muito da pessoa que era e como pensava - Da Perfeição da Vida -

«Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... O Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!»

Espero que goste...
Gostei do seu Blogue!