quarta-feira, maio 06, 2009

Homenagem a Vasco Granja (1925-2009)


Obrigado

Pelo encanto das bandas desenhadas que mostravas, por me teres apresentado o tintin, o lucky lucke, o Chic Bill, o Spirou e Fantasio, o gaston laggaffe, a betty boop, o Mickey Mouse, e tantos outros personagens.


Por me teres fomentado o gosto de ler e escrever e assim os sonhos e a imaginação, pilares importantes daquilo que acabou por ser o meu futuro.


Por me teres feito ver que no mundo, sobretudo com os desenhos animados vindos de paises distantes como os paises de leste havia mundos diferentes, pessoas diferentes, culturas diferentes.


Por teres tido uma preocupação activa e constante em fazer com que a selecção que fazias deixasse transparecer sempre uma mensagem de harmonia e de paz, capaz de envolver o mundo.


Obrigado sobretudo pela simpatia e boa disposição com que entravas em minha casa, pela televisão aos fins de semana e ajudavas a encantar a minha infancia.




Vou ter saudades





Vasco Granja (nascido em 1925) foi um apresentador de televisão português, reconhecido pelo seu grande contributo para a divulgação da animação e da banda desenhada em Portugal.
Apaixonado desde miúdo pelo cinema, Vasco Granja esteve envolvido no movimento cineclubista dos anos cinquenta. A sua relação com os movimentos de oposição ao Estado Novo e ao Partido Comunista Português valeram-lhe duas prisões pela PIDE, uma delas durante dezasseis meses, onde sofreu em Peniche várias torturas físicas e psicológicas, como a tortura do sono.
Em 1974 inaugurou um novo programa na televisão, "Cinema de Animação", que duraria 16 anos. Nesses programas, dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte. Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia.

Em 1975, criou um curso de cinema de animação, a partir do qual viria a nascer a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.

Em 1980, foi membro do júri da quarta edição do Animafest, o Festival Mundial de Animação de Zagreb, realizado na então Jugoslávia.